
Implantar em Sorriso políticas públicas de apoio e garantia dos direitos às mães atípicas. Essa é a proposta do presidente da Câmara de Sorriso, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), por meio do Projeto de Lei 70/2025, que foi aprovado em 1ª votação pelo Plénário. O objetivo é atender mães de pessoas com deficiência (física, intelectual, sensorial, mental ou múltipla), transtornos do espectro autista (TEA) e outras condições de saúde crônicas complexas que demandem cuidados contínuos e especializados.
Conforme o parlamentar, a iniciativa visa elevar e melhorar a qualidade de vida de mães e cuidadoras, considerando as dimensões emocionais, físicas, culturais, sociais e familiares. Além de promover apoio para o acesso a serviços psicológicos, terapêuticos e assistenciais.
O texto aprovado assegura acesso prioritário a serviços públicos de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer para a mãe atípica e seu dependente, o acesso à informação sobre os direitos e os serviços disponíveis para as mães atípicas e seus dependentes, em formatos acessíveis e a participação das mães atípicas na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas que lhes dizem respeito, através de mecanismos de consulta e representação.
A proposta prevê a promoção de ações de informação, orientação e apoio psicossocial para as mães atípicas, a criação de redes de apoio e grupos de acolhimento e estímulo à capacitação profissional e a inserção ou reinserção da mãe atípica no mercado de trabalho e garantia de acesso a programas de apoio financeiro e benefícios sociais específicos para mães atípicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outras ações.A propositura propõe ainda a criação de um Conselho Municipal de Apoio às Mães Atípicas.
“Defendemos a implementação de medidas concretas que ofereçam o suporte necessário para que as mães atípicas possam exercer seu papel com dignidade, amparo e acesso a serviços essenciais. Acreditamos que investir no bem-estar dessas mulheres é investir no bem-estar de toda a comunidade, construindo um município mais inclusivo, justo e solidário”, frisou Matterazzi.
TRAMITAÇÃO - A proposta, subscrita pelos demais vereadores, deverá ser aprovada em mais duas votações para seguir para sanção executiva e se tornar lei.
Confira o texto do PL na íntegra no link: Câmara Municipal de Sorriso - Projeto de Lei Nº 70/2025
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 25°