
Nada é mais importante do que salvar uma vida.A Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), juntamente com a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), realizou na manhã desta quinta-feira (15), uma abordagem educativa, em frente ao AME, voltada à conscientização para um trânsito mais seguro. O movimento, em alusão ao Maio Amarelo, traz a reflexão:desacelere, o seu bem mais precioso é a vida, slogan utilizado na campanha nacional de segurança no trânsito.
Além de alertar para a necessidade de adotar comportamentos responsáveis nas vias, o Samu destacou a importância da atuação de forma rápida e eficiente para salvar vidas. A chamada “hora de ouro,é essencial entre o acidente e o atendimento especializado ainda na cena do acidente, estabilizando os pacientes e evitando o agravamento de lesões. Isso inclui controle de hemorragias, imobilização de fraturas, suporte respiratório, avaliação neurológica e transporte adequado da vítima até a unidade de saúde.
O Dr. Israel Rivelino, plantonista do Samu, chama a atenção para atitudes simples, mas eficazes, como diminuir a velocidade e redobrar a atenção ao dirigir. “Queremos reduzir os acidentes de trânsito e os traumas associados a eles. A prevenção é sempre mais eficaz do que a intervenção após o trauma. Os gráficos e estatísticas mostram que investir em educação no trânsito é salvar vidas de forma antecipada.”
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil divulgou nesta semana um relatório que aponta a diminuição de 29% nos acidentes registrados no Município. O Guarda Municipal Salles ressalta que, com o crescimento urbano e o aumento do tráfego, a prática da direção defensiva é essencial.
“Precisamos estar atentos a comportamentos imprudentes ao volante. Entre os principais fatores de acidentes estão a falta de atenção e o uso do celular durante a condução. embora comuns, representam sérios riscos e têm sido responsáveis por grande parte das ocorrências”, reforça.
Durante as abordagens, os profissionais distribuíram panfletos sobre a campanha Maio Amarelo.
A coordenadora da Base Descentralizada do SAMU de Sorriso, enf.ª Marisa Antunes Lauermann, salienta que embora sua principal função seja a emergência, o SAMU também atua emações educativas e campanhas de prevenção,como o Maio Amarelo.
“As ações educativas se tornam cada vez mais essenciais e os nossos profissionais têm experiência prática que contribui para conscientizar a população sobre os riscos e a importância da direção”.
A atividade, contou também com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço, estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera e agentes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 25°