
A prática de promover a resolução pacífica de conflitos, por meio do Círculo da Paz, tem sido uma ferramenta contínua na Administração Municipal. Desde março deste ano a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) tem promovido rodas de conversas do Círculo da Paz nas demais secretarias e também no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). Até o momento já foram desenvolvidos 30 círculos com 350 participantes.
“Desde que iniciamos o trabalho em março, nosso foco está na valorização da mulher; a intenção é debatermos o tema com todos os setores para na sequência trabalharmos outras temáticas de forma contínua”, frisa a secretária da Semfa, Mara Fernandes.
A iniciativa utiliza a metodologia dos círculos de paz para dar voz aos participantes, proporcionar a igualdade, resgatar a cultura do diálogo e da pacificação social, fazendo o uso da interação em grupo, oficina técnica de meditação e exercícios de resolução de conflitos.
“O círculo de construção de paz é uma ferramenta que visa cultivar ambientes onde o respeito mútuo e o entendimento florescem. Por meio de dinâmicas interativas, momentos de fala, escuta e discussões enriquecedoras, os participantes ressaltam a importância do diálogo, empatia, amizade e respeito”, destaca Mara.
Desde 2024 a ferramenta vem sendo usada pela Secretaria de Educação para debater o bullying nas escolas. E, a partir de 2025, com a Secretaria da Mulher e da Família e a parceria com a Escola de Gestão, a prática passou a ser aplicada nas demais pastas. Na Saúde, as rodas também tem sido realizadas de forma contínua com apoio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies).
“O Círculo da Paz é uma ferramenta valiosa e aplicada inclusive pelo Tribunal de Justiça que trouxe a metodologia para o Município e a aplica dentro do programa de Justiça Restaurativa e, agora, estendemos o alcance da prática para a Administração Municipal”, pontua Mara.
Vale lembrar que a iniciativa visa promover o diálogo e a resolução de conflitos de forma pacífica e colaborativa, com foco na participação ativa das partes envolvidas.
Curso para mediadores
O Cejusc de Sorriso, em parceria com o Núcleo da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Nugjur), irá realizar na próxima quarta-feira, 21 de maio, a palestra/aula inaugural “Processos Circulares como Ferramenta Pedagógica”. O evento inicia às 14 horas e será realizado no Plenário do Júri da Comarca de Sorriso, a intenção é dar continuidade aos trabalhos da Justiça Restaurativa com a promoção da conscientização e discussão dos processos circulares como proposta em diversas áreas. Interessados em realizar a formação podem procurar o Cejusc.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Semfa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 25°