
Mediada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Assistência Social de Sinop, a primeira roda de conversa do mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes já começou esta semana. A Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro foi a primeira a receber o evento, na segunda-feira (12), com os alunos matriculados no período matutino e vespertino. Outras palestras estão programadas para ocorrer ao longo deste mês em escolas e empresas.
Os encontros têm o objetivo de sensibilizar, mobilizar e chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes do município contra a violência sexual. “Estivemos na escola Maria Amaro, falando sobre a Campanha Maio Laranja. Fomos muito bem recebidos pela comunidade escolar, com os alunos. Conversamos sobre esse tema sensível de uma forma lúdica, utilizando o semáforo do toque, rimas, e foi muito bem proveitoso. As crianças participaram e fizeram perguntas. Ressaltamos a importância de falar desse tema com as crianças na faixa de 7 a 12 anos, porque é uma faixa etária com alto índice de abuso ou exploração sexual”, destacou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira.
Nesta quarta-feira (14) a roda de conversa aconteceu no Residencial Nico Baracat, mediado pela equipe do CREAS em conjunto com o CRAS Menino Jesus. Na quinta-feira (15), a palestra contemplará os estudantes da escola estadual Cleufa Hubner, de manhã, às 7h30, e à tarde, às 13h30. Já no dia 21, a temática será trabalhada com o público do CREAS, às 8h, e, dia 22, no CRAS Boa Esperança, às 8h.
A campanha Maio Laranja intensifica a conscientização e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o mês, a Prefeitura de Sinop, em conjunto com a rede de enfrentamento, fará, além das palestras, uma mobilização macro, que será a caminhada com panfletagem orientativa na avenida Júlio Campos, no dia 28.
O percurso da caminhada sairá da praça Plínio Callegaro, às 8h, com destino a praça da Bíblia. À frente da ação está a secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e demais instituições parceiras.
Em caso de violência sexual contra meninos e meninas o canal oficial para denúncias é o Disque 100.

Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 25°