Durante os cinco dias de realização do Show Safra MT, promovido pela Fundação Rio Verde em Lucas do Rio Verde, o evento recebeu um público diversificado, composto por empresários, produtores, técnicos do setor agropecuário e também estudantes de diversas regiões de Mato Grosso. Na quinta-feira (27), um grupo de 56 alunos do curso técnico em agropecuária da Escola Senar – unidade Ranchão, de Nova Mutum, esteve no local para conhecer de perto as inovações tecnológicas e tendências do setor.
Para José Paulo Souza Santos, diretor da Escola Senar Ranchão, a participação dos estudantes é fundamental para integrar teoria e prática. “A Escola Ranchão trabalha com temas voltados à agricultura e pecuária. Para os alunos, nada mais natural do que visitar uma feira como o Show Safra, que reúne tudo o que precisam para aprofundar seus conhecimentos. Aqui, eles têm a chance de ver na prática aquilo que estudam em sala de aula, além de desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e networking com empresas. Muitos desses jovens estarão no mercado de trabalho já no próximo ano, e o evento é uma oportunidade de abrir portas com possíveis empregadores”, explicou.
Localizada a cerca de 60 km de Nova Mutum, a escola atende atualmente 145 alunos, divididos em três turmas (primeiro e segundo ano do ensino médio), com apoio de 28 colaboradores. O curso técnico em agropecuária é oferecido gratuitamente, com o objetivo de formar profissionais qualificados, combater o êxodo rural e suprir a crescente demanda por mão de obra especializada no setor agropecuário de Mato Grosso.
A estudante Vitória Pessatto, que está no último ano do curso, elogiou a experiência e destacou a importância da feira para o seu futuro profissional. “Estou achando a feira muito interessante porque traz muito conhecimento. Temos acesso a maquinários e contato com empresas que, neste momento em que estamos saindo para o mercado, podem abrir oportunidades de estágio e emprego. As palestras são ótimas, porque mostram a realidade além da sala de aula. Pretendo fazer agronomia depois do técnico e seguir nessa área. Me chamou atenção o estande da New Holland, porque adoro maquinários, e também a Amaggi, que foi muito receptiva e já falou com a gente sobre estágios. É minha primeira vez no Show Safra MT, e com certeza volto no ano que vem!”, assegurou.
Além das exposições de máquinas e tecnologias agrícolas, o Show Safra MT ofereceu uma programação técnica com palestras sobre agricultura de precisão, manejo sustentável, gestão rural, entre outros temas atuais. Para os estudantes, a feira se tornou uma verdadeira sala de aula a céu aberto, proporcionando experiências práticas, troca de informações com profissionais do mercado e novos horizontes para suas trajetórias profissionais.
O Show Safra MT segue se consolidando como um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, conectando educação, inovação e negócios. Com o sucesso desta edição, a expectativa é que o evento cresça ainda mais em 2026, fortalecendo sua posição como plataforma essencial para o desenvolvimento do agro em Mato Grosso e no Brasil.
Mín. 21° Máx. 29°