
Responsabilidade. Essa é a palavra-chave para um trânsito seguro para todos e, para tratar do assunto as equipes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) realizaram uma blitz orientativa na Avenida Tancredo Neves em frente à Praça Antenor Balbinot no início desta manhã, 08 de maio. Conforme o coordenador da GMT, Márcio Pires a blitz orientativa integrou as ações do Maio Amarelo e também as operações da Lei Seca.
“A intenção de hoje foi orientar, destacar que todos somos responsáveis por um trânsito seguro”, reforça.
Motoristas foram orientados a parar os veículos e convidados a realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. No caminho para o trabalho, Graciana Ferreira, foi uma das condutoras paradas. Foi a primeira vez na vida que Graciana foi parada em uma blitz e de cara ela fez o teste do bafômetro que deu 0% de teor álcool no organismo.
“Para mim o trabalho de conscientização é fundamental e, vale sempre a velha dica: direção e bebida não combinam de forma alguma”, ressalta.
O GMT Valdir Cordeiro explica quea multa por conduzir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra. E vale sempre ressaltar que o valor da multa, os R$ 2.934,70 nunca vem sozinhos, há ainda gastos com guincho, advogado, fiança e outras despesas.“A conta fica bem mais alta”, orienta o profissional.
“Não vale a pena arriscar a própria vida e a de outros dirigindo embriagado e ainda contrair uma dívida alta por falta de responsabilidade”, alerta Pires. A boa notícia é que nenhum motorista parado na manhã de hoje havia combinado álcool e direção.
O coordenador pontua que durante o mês de maio as equipes da GMT devem intensificar as blitzes educativas em todos os pontos da cidade, além de contribuir com as operações da Lei Seca. Durante todo o mês um cronograma de palestras sobre a “urgência em desacelerar no trânsito” também será executado em escolas e empresas sorrisenses.
Mais ações do Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
“O Maio Amarelo abre um leque de ações que precisam ser observadas o ano todo para garantirmos um trânsito seguro”, detalha o gestor da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°