
A Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde reuniu na tarde desta quarta-feira (07), os representantes das farmácias sem manipulação de fórmulas. O objetivo do encontro foi orientar os comerciantes e profissionais sobre os processos para obter o licenciamento sanitário e outros serviços.
Desde a Portaria n.º 0191/2025/GBSES, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, em 25 de março de 2025, o serviço que antes era de responsabilidade do Estado, passou a ser ofertado pelo município.
A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann explicou que o objetivo da descentralização é agilizar os processos para a obtenção de licenciamentos, garantindo a qualidade dos serviços que são de interesse sanitário, para que não haja risco a saúde da população.
“O Estado é longe, os comerciantes têm que protocolar os documentos em Sinop, existe uma morosidade um pouco maior, até porque o Estado é responsável por atender todos os 142 municípios”.
Além do licenciamento, outros serviços burocráticos, como a ampliação das atividades, renovação do alvará, mudança de endereço, a documentação do responsável técnico serão realizados pelo município, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
Segundo a supervisora, representantes de 26 estabelecimentos participaram da reunião e tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas sobre os serviços sanitários, que agora são de responsabilidade do município.
“Explicamos como fazer os protocolos, apresentamos a equipe de servidores, para que eles conheçam e saibam dos objetivos da Vigilância Sanitária. Foi um momento de tirar dúvidas, de aproximação entre a Vigilância e a comunidade”.
O segmento das farmácias é o primeiro dentro do processo de descentralização dos serviços sanitários realizados pelo Estado. Em breve, serão assumidos outros setores de alto risco, como assistência médica, clínicas estéticas e odontologia.
“O município está crescendo e a equipe da Vigilância em Saúde está cada vez mais capacitada para assumir os licenciamentos e ofertar um trabalho de inspeção e orientação mais próximo e com a qualidade necessária pra garantir a saúde da população”, finalizou a supervisora.

(Foto: )
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°