
A meta é imunizar 32.943 pessoas contra a gripe. Contudo, até o momento, Sorriso aplicou apenas 4.310 doses, fator que tem preocupado a equipe da Secretaria de Saúde.“Nós precisamos reverter esse quadro; pedimos que familiares principalmente de crianças, gestantes e idosos que integram o público-alvo mais frágil, procurem as salas de vacina para a imunização”, alerta a coordenadora de Imunização, a enfermeira Kátia Dal Prá.
Para Kátia, a campanha de vacinação é a principal medida de prevenção contra o vírus. “Estamos no fim do período chuvoso e nesse cenário os casos de gripe são comuns; nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, explica. A enfermeira lembra que com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, será possível interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e agravamentos dos quadros.
A baixa adesão preocupa o Estado todo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o último sábado, dia 03, Mato Grosso havia imunizado apenas 138.603 pessoas, o que equivale a 10,42% de cobertura vacinal no grupo prioritário, que é composto exclusivamente por crianças, idosos e gestantes. Em Mato Grosso, a meta é vacinar 1.427.428 pessoas contra a influenza neste ano.
“Precisamos mudar esse cenário; temos doses disponíveis em todos os PSFs”, alerta o secretário de Saúde, Vânio Jordani. “Estamos aguardando atualizações para a realização do Dia D, mas independente disso, temos doses disponíveis”, reforça.
Diferente dos outros anos, em 2025 a vacina contra a influenza passa a ficar disponível nos postos de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. Com a alteração proposta pelo Ministério de Saúde (MS), agora a vacina contra a gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), garantindo proteção permanente para esses públicos.
Para a imunização basta procurar um PSF munido de cartão de vacinas, cartão SUS e o CPF. Caso não tenha o cartão de vacinas, leve somente os demais documentos que um novo cartão será confeccionado na hora.
Meta por grupos
De acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para o Município, dos 32.943 cidadãos que integram o público-alvo, 3.290 são crianças de 6 meses a dois anos de idade, 11.014 são crianças de 2 a 6 anos; 9.590 são idosos; há ainda 1.645 gestantes e 270 puérperas. Na lista também constam 2.020 trabalhadores da saúde; 259 indivíduos privados de liberdade; 44 funcionários do sistema de privação de liberdade; 1.924 pacientes com comorbidades e 931 professores.
A vacina protege contra que cepas?
Vale destacar que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Texto: Claudia Lazarotto
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°