
Na tarde desta terça-feira, 29, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma formação continuada sobre atualização de cadastros de pacientes e domicílios do Sistema de Gestão Municipal (GMUS). A ferramenta, utilizada nos tablets dos agentes permite maior agilidade no registro de dados em campo, garantindo que as informações cheguem em tempo real, oferecendo mecanismos que fortalecem a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), através da coleta e distribuição eficiente de dados durante o atendimento à população.
Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), a capacitação trouxe exemplos da atualização dos campos obrigatórios dos cadastros individuais de pacientes, como dados sociodemográficos: ocupação, escolaridade, identidade de gênero, participação em grupos comunitários e plano de saúde privado; informações socioeconômicas e condições de saúde, como hipertensão, diabete, tabagismo, uso de álcool e drogas, histórico de doenças crônicas (AVC, infarto, problemas renais, respiratórios, câncer) e práticas integrativas (plantas medicinais), além da inclusão de óbitos e mudanças de território, garantindo que os registros estejam sempre atualizados.
Outro destaque foram os cadastros de domicílios e visitas, com atenção especial aos grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, preenchimento de fichas de domicílios, com ênfase em endereçamento correto e condições de moradia (estrutura, saneamento), além de registro de famílias, incluindo número de prontuário, responsável pelo lar e datas de residência; inclusão e desvinculação de integrantes em casos de mudança e lançamento de visitas domiciliares, assegurando que todas as pessoas sejam cadastradas e devidamente acompanhadas através do sistema.
Além do conteúdo programático, o treinamento serviu para esclarecer dúvidas dos profissionais, que saíram aptos a aplicar as melhorias em seu trabalho diário, mantendo o sistema mais organizado e eficiente possível, beneficiando tanto os profissionais quanto a população atendida” como destaca a técnico em Suporte Local, Kamila Mello.
“Com essas atualizações, espera-se melhorar a qualidade do banco de dados unificado, como o agendamento de consultas, autorização de exames, prontuário eletrônico e dispensação de medicamentos, entre outras necessidades que aprimorem o acompanhamento de pacientes de forma integrada”.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Semsa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°