
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, concluiu com sucesso o Curso Introdutório à Observação de Pássaros, realizado entre os dias 24, 25 e 26 de abril. A ação teve como objetivo despertar o interesse pela prática dobirdwatching, valorizar a biodiversidade local e qualificar mão de obra para o mercado de turismo de natureza no município.
O treinamento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Medicina Veterinária, condutores e guias de turismo, biólogos e amantes da natureza. Com aulas teóricas e práticas realizadas no Parque Florestal de Sinop, os alunos receberam orientações sobre técnicas de observação, identificação de espécies, uso de equipamentos e boas práticas ambientais. Durante as atividades de campo, os participantes registraram e identificaram aproximadamente 30 espécies de aves.
“Através das aulas práticas, os alunos puderam fazer uma verdadeira imersão na rica avifauna do Parque, aprendendo a se comportar em grupo para não espantar as aves, utilizar técnicas de atração, e identificar as espécies por meio da plumagem e dos cantos. Foi uma experiência enriquecedora”, destacou o professor e guia de observação de aves, Sérgio Leal.
De acordo com a turismóloga da Secretaria de Turismo, Leidiane Viegas, a observação de aves vai muito além de uma prática recreativa. “É uma ferramenta poderosa de educação ambiental que conecta as pessoas com o meio ambiente e também um segmento em franca expansão. Globalmente, cerca de 80 milhões de pessoas praticambirdwatchingregularmente. O Brasil é o segundo país com maior diversidade de aves, somando mais de 1.970 espécies registradas. Sinop ocupa a 5ª posição nacional, com 577 espécies catalogadas, e esse mercado cresce cerca de 10% ao ano em nível mundial”, explicou.
A condutora de turismo Eglén Jacobi, participante do curso, ressaltou a importância da qualificação para o fortalecimento do segmento na cidade. “A combinação de matas, rios e áreas abertas favorece a diversidade de avistamentos, atraindo observadores de todo o Brasil e do exterior. Precisamos explorar mais esse potencial e esse treinamento veio para nos preparar para esse novo momento do turismo em Sinop”, afirmou.
O presidente da Associação dos Hotéis de Sinop, parceiro da Prefeitura na realização do curso, também comemorou os resultados. Segundo ele, o turismo de observação de aves representa uma tendência mundial e uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico local. “Esse público valoriza hospedagens próximas à natureza e tende a estender suas estadias. Apoiar iniciativas como esta é essencial para atrair um novo perfil de turista e movimentar diversos setores da nossa economia”, declarou.
O curso integra as estratégias da Secretaria de Turismo voltadas ao fortalecimento de segmentos sustentáveis, como o ecoturismo e o turismo de experiência, promovendo a conservação ambiental e o envolvimento da comunidade nas atividades turísticas.





Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°