
 19_49_51_c3060cca.jpg)
Primavera do Leste está prestes a dar um salto inédito na forma de se comunicar com o cidadão. Em uma reunião realizada no campus do IFMT, nesta sexta-feira (25), o prefeito Sérgio Machnic, secretários municipais, a vereadora Mariana Carvalho, o diretor do IFMT Professor Alcindo José Dal Piva, e demais lideranças debateram a criação de um aplicativo que promete mudar, de forma inovadora, a relação entre gestão pública e comunidade.
A iniciativa partiu da vereadora Mariana Carvalho, que apresentou à gestão municipal a proposta de desenvolver uma ferramenta tecnológica que unisse agilidade, transparência e acessibilidade. A sugestão foi prontamente acolhida pelo Executivo, que encontrou no IFMT e no deputado federal Rodrigo da Zaeli parceiros estratégicos para tirar a ideia do papel.
Com cara de WhatsApp e alma de serviço público eficiente, a nova plataforma será simples, intuitiva e acessível a todos — do idoso à criança. A ideia é romper barreiras físicas e burocráticas, e aproximar, de maneira efetiva, os serviços da Prefeitura da população. A iniciativa é uma parceria entre o município, o Instituto Federal de Mato Grosso e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que já sinalizou a possibilidade de destinar emendas parlamentares para o projeto.
Segundo o prefeito Sérgio Manchnic, esse é o momento de “sair da era do papel e entrar definitivamente no mundo digital. A proposta é que, até o final do ano, toda nossa gestão funcione de forma online”.
Ele ainda ressaltou que “o aplicativo vai facilitar, por exemplo, que o cidadão envie uma foto de uma lâmpada queimada ou buraco na rua, com localização automática”. E o mais importante: ele receberá a confirmação de que a demanda foi resolvida. “É agilidade, transparência e cidadania”.
Para a vereadora Mariana Carvalho, o projeto é um reflexo da escuta popular e da necessidade de modernizar a relação entre população e poder público. “Esse aplicativo nasce da escuta da população. As pessoas querem respostas rápidas, querem ser ouvidas e querem participar da construção da cidade. É isso que estamos propondo: uma ferramenta simples, que coloca a Prefeitura na palma da mão do cidadão”, destacou.
Segundo Claudemir Públio Júnior, professor de programação da IFMT, o app será funcional até mesmo sem internet. O sistema irá operar offline e, assim que conectado à rede, enviará automaticamente as informações para as secretarias responsáveis. A proposta é permitir que todos os serviços prestados pela Prefeitura estejam a um clique de distância, com integração entre todas as áreas, como saúde, educação, agricultura, fazenda, entre outras.
O professor Frederico Ferreira Martins também destacou a importância das parcerias entre o IFMT e o poder público, citando como exemplo o “Observatório” — uma plataforma que reúne dados relevantes sobre o município e que já demonstrou, na prática, como a tecnologia pode contribuir para a gestão. “O Observatório é um exemplo de como projetos desenvolvidos em conjunto com as instituições podem trazer resultados concretos para a cidade. Agora, com o aplicativo, estamos iniciando mais um projeto promissor”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Evaldo Takizawa, chamou atenção para a segurança digital: “Os dados serão protegidos com criptografia e o acesso será seguro, com autenticação via Gov.BR, garantindo sigilo e confiança.”
Além de ouvir a população, o aplicativo trará ferramentas úteis para o setor empresarial. Por meio dele, será possível emitir guias de pagamento, consultar alvarás e regularizar situações com mais agilidade, o que deve impactar positivamente a arrecadação do município.
O prazo para o desenvolvimento é de nove meses, mas em breve será possível conhecer o funcionamento do projeto-piloto. A expectativa é que a iniciativa nascida em Primavera do Leste se torne referência para todo o estado de Mato Grosso.
“Primavera cresceu e continua crescendo. Mas é hora de fazer os serviços públicos acompanharem esse ritmo. E a tecnologia é nossa principal aliada nesse processo”, reforçou o prefeito.
Machnic ainda afirmou que “a gestão municipal mostra, mais uma vez, que está empenhada em inovar e tornar o acesso aos serviços públicos mais humano, rápido e eficiente. Porque quando a Prefeitura se conecta com o cidadão, todos ganham”


Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°