O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, entregou ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Carlos Fávaro, o projeto para a construção do mercado municipal de Sinop. Com uma área a ser construída estimada de 4 mil metros quadrados, o objetivo da estrutura é atender os produtores da agricultura familiar do município, assim como já ocorre em outras grandes cidades brasileiras.
“Nós precisamos do mercado público municipal para contemplar nossos produtores da agricultura familiar, e para que eles possam comercializar seus produtos em um local adequado. Isso é muito importante, dá mais vida ao nosso produtor e mais condições de vender um produto de qualidade, a preço acessível, para os consumidores aqui do centro de Sinop”, detalhou o prefeito.
A entrega do projeto foi realizada ontem (24), durante a solenidade de inauguração das etapas 1 e 3 do Residencial Nico Baracat, ocasião em que o ministro reafirmou o compromisso de destinar R$ 9 milhões para a obra. “O mercado para o produtor é uma obra estruturante importante. Vamos acelerar a tramitação dentro do Ministério da Agricultura, firmar o convênio com o município para que, se Deus quiser, ainda este ano, possamos entregar um mercado estruturado, agradável tanto para os feirantes da pequena propriedade que vêm trazer seus produtos para a cidade, quanto para a população urbana, que terá um espaço acolhedor para fazer suas compras do dia a dia”, pontuou Fávaro.
O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pasta responsável pelos assuntos ligados ao agro. “O objetivo do prefeito é oferecer apoio à agricultura familiar. E, com o respaldo do senador e ministro mato-grossense, temos a garantia de que o mercado público municipal já é uma realidade”, acrescentou o secretário José Pedro Serafini.
As tratativas para a construção do mercado municipal já estão em andamento há algum tempo. Em março, o prefeito apresentou a área destinada à obra, nas proximidades da nova rodoviária, à assessora especial do Ministério da Agricultura, deputada federal Flávia Rodrigues, que também esteve em Sinop ontem. “É um momento de muita alegria. Parabenizo nosso ministro e senador Carlos Fávaro por destinar essa emenda e se preocupar, principalmente, com a agricultura familiar. O pequeno produtor vai poder vender seu peixe, sua galinha caipira, suas frutas e verduras em um local adequado. E vale destacar que o local escolhido é central, ao lado da rodoviária, muito bem localizado, para que toda a população de Sinop, ao sair do trabalho, possa ir ao mercado e comprar alimentos frescos e de qualidade”, destacou.
Mín. 21° Máx. 29°