
O município de Sorriso sediou entre os dias 21 a 25 de abril o evento de Certificação de Cães de Busca e Resgate - etapa Centro-Oeste, promovida pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O curso contou com a participação de 12 binômios (definição entre o cão e o seu condutor) entre as duplas integrantes do Mato Grosso e do Paraná. Sete binômios conseguiram a certificação.
O processo de certificação nacional é formado por cinco tipos de provas que variam entre testes de obediência e simulados práticos até a localização de restos mortais de eventuais vítimas.
O certificado atesta que o animal tem as qualidades necessárias para atuar em ocorrências envolvendo pessoas perdidas em matas e florestas; soterradas após desabamentos ou em deslizamentos de terra oriundos de desastres naturais ou antrópicos, provocados pelo homem.
Durante a solenidade de entrega de certificações, que aconteceu nesta sexta-feira (25), no auditório da Cooperativa Sicredi, em Sorriso, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM Adriano Denardi, reiterou o apoio do Município junto ao governo do Estado nas ações integradas de segurança pública. “Segurança pública está entre nossas prioridades, e a conclusão do curso de certificação de cães é reflexo desse trabalho que engloba todas as instituições da área da segurança”, disse.
Para o gestor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso é uma referência quando o assunto é busca e resgate de vítimas de tragédias. É claro que os entes públicos trabalham para evitar que os incidentes ocorram. Por outro lado, também precisamos estar preparados para lidar com catástrofes dessa natureza”, complementa o gestor.
Segundo o comandante do Comando Regional 3 (CR3), coronel BM Fernando Duarte Santana, os seguidos investimentos em capacitação tornaram Mato Grosso o estado com maior número de cães certificados do país. “Também somos referência no que tange as ações de preservação ambiental e combate de incêndios florestais. Isso sempre com apoio de parcerias essenciais que beneficiam a população como um todo”, pontuou.
“Para nós é um orgulho sediar e integrar um evento como esse que contou com a organização e participação de bombeiros sorrisenses; diariamente nossos profissionais buscam atualizações para prestar o melhor serviço possível à nossa população; os cães treinados em Sorriso já participaram de buscas em tragédias nacionais, é claro que não queremos realizar esse tipo de atuação, mas precisamos estar preparados, treinados, caso ocorra a necessidade de atuação”, frisa o comandante do 5.º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado em Sorriso, major BM Leandro Cuiabano Kunze.
Essa já é a segunda vez que Sorriso sedia um evento de Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento - etapa Centro-Oeste; a primeira vez foi em 2024. Neste ano atuaram como árbitros do evento o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes; o cabo BM Bruno Ferreira Lima e o soldado BM Henrique Schmidt Gattermann.
Receberam as certificações os seguintes binômios:
3º sargento BM Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg;
Cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez e a cadela Delta;
Cabo BM Raphel Barbosa da Silva e a cadela Nalah;
Cabo BM Renan Aparecido Cordeiro e o cão Xerife;
Soldado Francisco Jorge Santos do Nascimento e a cadela Bella;
Soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Gaia.
O cabo Renan e o cão Xerife e o soldado Leonardo que atua com as cadelas Gaia e Diana são do Paraná, os demais binômios são mato-grossenses.
Ainda participaram do evento os binômios formados pelo soldado BM Thiago Silva Carvalho com a cadela Sky; soldado BM Marcos Rogerio Gomes dos Santos e o cão Scott; soldado BM Ricardo Carvalho da Silva; soldado BM Diego Lima Ciquini e o cão Rukia; soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Diana e o técnico de enfermagem Erik Barboza e o cão Ralph.
Para a realização do evento, uma grande equipe formada pelo major BM Leandro Cuiabano Kunze, o tenente BM Thiago Soares Reis; o 3º sargento BM Teotônio José da Silva Neto, a 3º sargento BM Daiane da Rocha Ribeiro; o cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez, a soldado BM Katia Cordeiro; o soldado BM Diogo dos Santos Aguiar, o soldado BM Jonatas de Santa Souza, esteve por trás de cada detalhe.
Texto: Claudia Lazarotto/Michel Ferreira
Fotos: Corpo de Bombeiros Militar MT
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°