
O crescente número de animais abandonados nas ruas da Sorriso foi discutido na noite de ontem (24) em audiência pública na Câmara de Sorriso.
O encontro reuniu vereadores, representantes de associações de proteção animal, representantes da área de saúde pública, gestor e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o vice-prefeito Acacio Ambrosini, membros da sociedade civil e moradores preocupados com a situação.
A iniciativa partiu dos vereadores Prof.ª Silvana e Darci Gonçalves, após denúncias e registros de maus-tratos e abandono aumentarem significativamente na cidade.
A vereadora Silvana, que conduziu a audiência, destacou a gravidade do problema e a necessidade de uma ação conjunta. “Estamos lidando com uma questão de saúde pública, segurança e de humanidade. Precisamos encontrar soluções efetivas que envolvam o poder público, a população e as entidades de proteção animal”, afirmou.
Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Picolo Filho, falou do funcionamento do Abrigo Municipal, que está com lotação máxima de cães e gatos, e das ações que serão desenvolvidas pela pasta como campanhas de incentivo a adoção responsável.
Entre os principais pontos debatidos estiveram a criação de políticas públicas de controle populacional, como aumento no número castração, criação de incentivo aos protetores de animais, além da punição para casos de abandono e maus-tratos, conforme previsto em lei.
Representantes das entidades e protetores independentes relataram as dificuldades enfrentadas no acolhimento de animais e cobraram maior apoio do poder público. “Atuamos com recursos próprios e doações, mas é impossível dar conta sozinhos. Precisamos de parcerias, investimentos e principalmente conscientização da população sobre a posse responsável”, ressaltou Naiara Mascarin, presidente da Associação Pata Amiga.
Na audiência, representantes das secretarias de Saúde, Educação e Agricultura se comprometeram em estudar a viabilidade de ações conjuntas como a inclusão de atividades educativas nas escolas da rede pública.
Participaram ainda do evento os vereadores Rodrigo Matterazzi, Jane Delalibera, Gringo do Barreiro e Toco Baggio, o coordenador do Núcleo Interno de Fiscalização, Gabriel Alves Rodrigues Neto, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MT, dr. Aruaque Ferraz, e a superintendente de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde Solange Ribeiro
Ao final do encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho intersetorial para discutir as sugestões apresentadas e possíveis alterações na legislação municipal. “Já na próxima semana iremos nos reunir com o prefeito Alei e, posteriormente com os secretários, para discutirmos essa problemática e elaborarmos um plano de proteção e bem-estar animal”, finalizou a vereadora Prof.ª Silvana.
Texto: Ângela Gimenez
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°