Sábado, 26 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Cidades Sorriso - MT

Prevenção de quedas em idosos é tema de palestra no CCPI

Visando orientar os idosos sobre os principais fatores de risco relacionados a quedas, bem como incentivar práticas de autocuidado e fortalecimento...

24/04/2025 às 18h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Visando orientar os idosos sobre os principais fatores de risco relacionados a quedas, bem como incentivar práticas de autocuidado e fortalecimento físico. Na manhã desta quinta-feira (24), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) recebeu a equipe da Comissão de Integração de Serviço e Saúde (CIES), em uma dinâmica sobre prevenção de quedas em idosos. O evento foi conduzido pela fisioterapeuta Carla Di Domenico, que juntamente com os profissionais da Academia da Saúde e equipe eMulti, realizou um levantamento detalhado do Índice de Vulnerabilidade dos Idosos.

 A iniciativa busca mapear as condições de saúde da população idosa, identificando possíveis fragilidades que exigem atenção especial, ensinar medidas preventivas para manter a saúde e a mobilidade, além de conscientizar sobre os riscos de quedas, principal causa de acidentes nessa faixa etária.

Além das orientações e atividades interativas de grupo, a ação contou com serviços como avaliações básicas de saúde, como aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), importantes indicadores de saúde na terceira idade e incluiu dinâmicas de interação em grupo.

"Quedas podem ter consequências graves para os idosos. Trabalhar a prevenção com orientações práticas e exercícios que podem ser incorporados no dia a dia faz toda a diferença, promovendo mais segurança, autonomia e qualidade de vida para os idosos", explicou a fisioterapeuta Carla Di Domenico.

A avaliação de vulnerabilidade em idosos é realizada para identificar riscos à saúde, por meio de questionário aplicado que avaliam diversos aspectos, como mobilidade, cognição e perda de massa muscular, associada à sarcopenia, condição comum em idosos que pode comprometer significativamente a qualidade de vida. “Entre os procedimentos realizados, estão testes motores como a caminhada de quatro metros e a dinamometria de preensão palmar, que mede a força das mãos. Se a força estiver muito abaixo da média, é um indicativo importante de perda muscular", explicou o educador físico da Academia da Saúde, João Ricardo.

A coordenadora do CCPI, Silvana Bezerra, ressalta que a iniciativa contribui muito no desenvolvimento psicomotor dos idosos. “O CCPI conta diariamente com uma equipe multidisciplinar durante as atividades, e estas avaliações permitem um diagnóstico mais preciso das condições físicas de cada um deles que contribui também na formulação de cuidado mais personalizadas de acordo com as limitações de cada um”, finaliza.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Ney Pinheiro

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.