
Forças de Segurança e Salvamento, Comissão Organizadora, Executivo debateram nesta manhã, 24 de abril, as ações que serão implementadas para garantir a segurança do evento em 2025.
Basicamente, a ideia, assim como em 2023 e 2024 quando a festa já foi com portões abertos, é já atuar de maneira a mitigar qualquer tipo de problema, tanto com o trânsito, como com a segurança na festa, que vai ser realizada de 09 a 12 de maio, no CTG Recordando os Pagos. Nos quatro dias de feira a entrada para o público será liberada às 19 horas somente pelo portão principal, uma das medidas que visa garantir a segurança do evento.
Comandante da Polícia Militar (PM) de Sorriso, o tenente-coronel Jorge Almeida, destaca que haverá reforço do efetivo, a exemplo de edições anteriores. “Estaremos ostensivamente presentes todas às noites, sabemos o desafio que é realizar um evento grande como esse, com aglomerações e estaremos empenhados em garantir a segurança da população em conjunto com as demais forças de segurança e salvamento”, pontua. Serão reforçadas as abordagens e rondas ostensivas durante os quatro dias de comemorações.
O delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC), Bruno França, destaca que a intenção da PJC é instalar uma unidade móvel da delegacia dentro do evento com um delegado, um escrivão e dois investigadores à disposição todos os dias. “Trabalhamos dessa forma na feira de Ipiranga do Norte e foi muito positivo”, diz. Uma das sugestões do delegado, é que a população opte por carros de aplicativos, táxis e outros para ir à festa. “Essa é uma medida que auxilia a diminuir a circulação de veículos, chances de acidentes e furtos”, pontua.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, major BM Leandro Cuiabano Kunze, destacou a importância da vistoria no local. “Estamos falando de um público de 20 mil pessoas e mesmo que seja um público rotativo a nossa preocupação é constante com todos os espaços, arena, arquibancadas e corredores de acesso, caso os bombeiros necessitem realizar atendimento”, explica.
A organização e ação das forças de segurança e salvamento será conjunta. “Além do apoio na logística do trânsito, organização e nas demais situações de segurança que envolvem a feira, também teremos três câmaras de reconhecimento facial; o objetivo é garantir que não ocorram imprevistos tanto dentro do espaço do CTG quanto nas ruas e estacionamentos”, frisa o gestor da pasta de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi. “Tanto a Guarda de Trânsito quanto a Defesa Civil irão contribuir com as estratégias de segurança”, adianta.
Segundo o representante da Bakana Produções, Bruno Cicuto, além de todas as forças de segurança que se farão presentes no evento, a empresa deve contratar cerca de 100 brigadistas e seguranças privados para atuar no evento.
Já o secretário de Governo, Hilton Polesello, destaca que ruas de acesso ao CTG serão fechadas em 15 pontos diferentes. O fechamento inicia às 18 horas. Entre os pontos que serão fechados estão as Avenidas Mário Raiter e Curitiba. O fluxo para quem for de táxi, mototáxi, carros de aplicativos e transporte coletivo, também já foi organizado. Táxis e mototáxis devem se posicionar na Rua Mato Grosso; carros de aplicativos na Travessa Março e os ônibus do transporte coletivo na Avenida Blumenau.
As ações de fechamento serão organizadas pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento a cargo do secretário Milton Geller em parceria com as equipes da Guarda Municipal de Trânsito. O planejamento do trânsito, assim como disponibilização de pontos de embarque e desembarque de passageiros, também serão realizados de maneira integrada. Para garantir que os moradores da região tenham livre acesso, visto que ruas serão bloqueadas para o evento, a equipe da empresa organizadora vai fazer o cadastramento de veículos cerca de 10 dias antes do evento.
Polesello destaca ainda que assim como foi em 2024, as estratégicas de segurança direcionadas à menores de idade serão seguidas à risca. “Já conversamos com a Comissão Organizadora e reforçamos que assim como foi no ano passado será essencial a verificação dos documentos com fotos ou certidão de nascimento e o uso da pulseira”, adianta.
Para o prefeito Alei Fernandes a feira celebra a vocação agrícola do Município. “Nosso desejo é estarmos organizados para receber a população sorrisense e os visitantes da melhor forma possível nos quatro dias de feira”, salienta o gestor.
Sobre a Exporriso
Quem abre, no dia 09, a grade das quatro noites de shows nacionais e gratuitos é Jorge e Mateus; na data também se apresentará Thayná Bitencourt. Maiara e Maraisa sobem ao palco no dia 10, mesma data do show do DJ Jiraya Uai. No dia 11 a sertaneja Lauana Prado comenda a festa e no dia 13, quando Sorriso comemora 39 anos de emancipação político-administrativa, o show é com Nattanzinho. Além dos shows, a festa também contará com rodeio.
A festa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, Governo de Mato Grosso, Bacana Produções, Saga Produções e Oásis Eventos.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°