Sábado, 26 de Abril de 2025
22°

Tempo nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Cidades Sorriso - MT

Vice-presidente da Câmara pede aquisição de materiais para oficinas terapêuticas no Caps de Sorriso

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) desempenham um papel essencial no cuidado em saúde mental, oferecendo atendimento humanizado e contínuo a...

23/04/2025 às 09h11
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) desempenham um papel essencial no cuidado em saúde mental, oferecendo atendimento humanizado e contínuo a pessoas com sofrimento psíquico. Dentro dessa proposta, as atividades terapêuticas são parte fundamental do processo de reabilitação e inclusão social dos usuários.

No entanto, para que essas ações sejam eficazes, é indispensável garantir o acesso a recursos materiais adequados.

Para atender o Caps de Sorriso, o vice-presidente da Câmara, vereador Emerson Farias (PL), está solicitando ao Poder Executivo a aquisição de material para as oficinas terapêuticas desenvolvidas.

Segundo ele, atividades como pintura, artesanato, música e culinária, por exemplo, são estratégias que auxiliam no desenvolvimento da autonomia, autoestima e sociabilidade dos pacientes. “Porém, sem materiais básicos como tintas, pincéis, instrumentos musicais, utensílios de cozinha, papéis e tecidos, essas práticas perdem seu potencial transformador”, lamenta.

Para o vereador, o investimento em insumos e materiais para o Caps deve ser visto como prioridade dentro das políticas públicas de saúde mental. “Garantir estrutura e recursos para as atividades terapêuticas é fortalecer a rede de cuidado e dar condições reais para que o Caps cumpra sua missão: cuidar, acolher e transformar vidas por meio da escuta, da criatividade e da inclusão”, defende Emerson na Indicação 390/25, subscrita por Diogo Kriguer (PSDB) e Brendo Braga (Republicanos).

ATENDIMENTO – Para ter acesso ao atendimento do Caps basta comparecer à unidade com os documentos pessoais e o cartão SUS. O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Rua Adolino Bedin, no Jardim América.

  • Texto: Ângela Gimenez

    Fotos: Assessoria

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.