
“É hora de evaporar os principais prejuízos do uso do tabaco, cigarro eletrônico e outras drogas.” Com essa proposta, a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), em parceria com a Academia da Saúde e a Instituição de Ensino Anhanguera, promoveu uma atividade na noite desta segunda-feira (14), visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos do consumo dessas substâncias e seus impactos na saúde.
O evento, que integra uma série de atividades promovidas pela CIES, contou com a realização de um simpósio que reuniu profissionais da saúde, estudantes e professores. A programação teve como foco a discussão de estratégias eficazes para prevenção, identificação e combate aos fatores de risco eminente relacionados ao uso de tabaco, cigarros eletrônicos e outras drogas.
Durante as apresentações, os participantes tiveram acesso a informações científicas e demonstrações que evidenciaram os prejuízos à saúde causados por esses produtos. Assim como o cigarro tradicional, os dispositivos eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes contêm substâncias químicas que, quando inaladas, podem afetar gravemente os pulmões, o sistema cardiovascular, a saúde bucal e outras áreas do organismo.
Estudos recentes indicam que o uso desses dispositivos entre os jovens tem se tornado cada vez mais comum, principalmente devido aos sabores e à aparência moderna. No entanto, o uso excessivo pode levar à dependência química e ao desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer. “É o nosso papel alertar esses jovens sobre os perigos dessas substâncias e mostrar formas de evitar esses malefícios”, ressalta a coordenadora do CIES, Silvia Gehring.
Além disso, foram abordados os mecanismos de dependência química com ênfase nas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos, destacando como elas atuam no organismo e como a prevenção pode ser eficaz por meio da informação.
O evento também contou com um espaço interativo para perguntas e esclarecimento de dúvidas, onde o público pôde participar ativamente, tirando curiosidades e aprofundando o conhecimento sobre o tema. “A ação atua como ferramenta para a redução do consumo de substâncias nocivas e dos danos causados por essas práticas”, afirmou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Semsa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°