
Durante audiência pública da Câmara de Sorriso realizada sexta-feira (11), no Plenário Aureliano Pereira da Silva, para discutir com a sociedade a implantação de escolas cívico-militares em Sorriso, o prefeito Alei Fernandes anunciou que o Município irá adotar esse novo modelo de ensino. “O desejo seria implantar em todas as escolas. Não sei se vamos começar com cinco ou com quatro, mas nós vamos começar. A partir do ano que vem, podemos incluir no Orçamento de Sorriso e, com o apoio de todos, vamos transformar a nossa educação mais cívica do Brasil’, destacou.
Na audiência, proposta pelos vereadores Brendo Braga, Rodrigo Matterazzi e Emerson Farias, representantes da Abemil - Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar explanaram como funcionam as escolas cívico-militares.
Segundo eles, nesse modelo, a gestão escolar é compartilhada entre a equipe didático-pedagógica da instituição escolar e a ABEMIL, de modo que as gestões didático-pedagógica e administrativa ficam sob a responsabilidade de profissionais de educação da escola, ao passo que a gestão educacional fica a cargo dos militares contratados pela ABEMIL que atuam na escola. “Os militares não são, em hipótese alguma, profissionais da educação, sendo que sua atuação ocorre para agregar à escola, proporcionando a todos da comunidade escolar um ambiente saudável, tranquilo e seguro”, asseguraram.
Estiveram presentes ainda no debate conduzido pelo vereador Brendo Braga, titulares das secretarias de Educação, da Mulher e da Família e da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, representantes das forças de segurança, o deputado estadual Xuxu Dal Molin, entidades e a comunidade em geral.
Na opinião de Brendo, a audiência cumpriu sua finalidade. “Nosso intuito era apresentar esse modelo de educação e saber se a sociedade gostaria quem ele fosse implantado. Todos se manifestaram de forma favorável e agora vamos aguardar os próximos passos que dependem do Executivo”, comemorou.
HISTÓRICO – A ideia de implantação de escola cívico-militares em Sorriso surgiu após uma visita dos vereadores à sede da Abemil, em Brasília. Os parlamentares ficaram encantados com esse modelo de educação que está em funcionamento em várias cidades brasileiras por meio de parceria entre a Abemil e as prefeituras.
Acompanhe a audiência na íntegra no link: https://www.facebook.com/share/v/1A2YCKKMeZ/
Texto: Angela Gimenez
Doenças da soja Doenças da soja exigem atenção redobrada no início da safra em Mato Grosso
Formação Médica Com credenciamentos inéditos, Hospital São Lucas dá passo histórico na formação médica em Mato Grosso
Show Safra Negócios Show Safra Negócios ganha protagonismo e consolida papel como polo de oportunidades no Show Safra MT 2026
Semana do Aviador Show nos ares: Semana do Aviador encanta público com inovação e demonstrações aéreas
Semana do Aviador 1º dia da Semana do Aviador cumpre objetivo técnico e abre espaço para experiência inédita da comunidade com aeronaves neste sábado
Semana do Aviador Semana do Aviador celebra tecnologia e capacitação no Show Safra Aero
Show Safra Mulher Show Safra Mulher 2026 — Protagonismo feminino no agro que transforma o futuro
Semana do Aviador Organizadores convidam população e setor produtivo a viver a Semana do Aviador em Lucas do Rio Verde
Show Safra 2026 Show Safra 2026 promete ampliar protagonismo com integração aérea e mais oportunidades para o agro Mín. 21° Máx. 24°